O que é a psicoterapia?
A psicoterapia é um processo de tratamento que tem a compreensão, análise e intervenção como ferramentas de trabalho.
O objetivo é ajudar a pessoa na elaboração e expressão de suas emoções que muitas vezes incomodam e provocam sofrimento e a partir disso poder ter uma reflexão maior de si mesmo e de como lida com a vida e as dificuldades que temos ao longo dela.
Além de promover uma saúde mental a todos, ajuda a aliviar os sintomas que causam o sofrimento psíquico como depressão, ansiedade, stress, dificuldades de relacionamento, dificuldade de encarar o luto de alguém que ama, dificuldades escolares e muitas outras que possam aparecer.
Como é a consulta?
O tratamento é feito através de sessões semanais de aproximadamente 50 minutos.
Nesse tempo, a psicoterapia acontece baseada totalmente em métodos científicos, proporcionando um espaço reservado, sigiloso e acolhedor para que a pessoa se sinta confiante para, juntamente com o psicólogo, identificar e perceber o que está acontecendo consigo mesmo e com o que lhe rodeia.
Há receita de remédios?
Não, porém dependendo de cada caso, a psicoterapia pode ser combinada com tratamentos de outros profissionais, como por exemplo, um psiquiatra, que receita um remédio de acordo com cada pessoa, para aliviar certos sintomas, como a ansiedade e a tristeza.
Com a ajuda dos remédios a pessoa consegue entrar mais facilmente no processo psicoterapêutico.
A ingestão de remédios não irá resolver os problemas em questão e sim atuará como um auxiliador para que a pessoa consiga aliviar sintomas mais agudos.
Quanto tempo dura uma psicoterapia?
O tempo total do tratamento varia muito de pessoa para pessoa, pois pode durar de alguns meses a alguns anos.
Quem pode fazer psicoterapia?
Qualquer pessoa em qualquer idade. Basta apenas querer fazer psicoterapia. Estar disposto a reflexões é o primeiro passo para a pessoa entrar em processo psicoterapêutico.
Quando é a melhor hora para buscar um psicólogo?
Não há regras para isso. Cada um deve sentir quando algo o está dificultando a viver ou então prejudicando o bom andamento de relacionamentos, questões de saúde e trabalho.
Obviamente nem sempre é fácil pedir ajuda quando se mais precisa.
A maioria das pessoas acha que é possível resolver tudo sozinho, pois para nossa sociedade pedir ajuda significa algum sinal de fraqueza e incapacidade.
Tais pensamentos podem prejudicar mais, pois se não tratados de forma adequada, o passar do tempo pode agravar a situação.
O que a Psicologia tem a ver com Vida Saudável?
Somos seres bio-psico-social (biológicos, psíquicos e sociais) e dependemos do bom andamento desses três componentes interligados para ter uma vida saudável.
De acordo com a linha psicossomática o adoecer está intimamente ligado com a capacidade do sujeito lidar com suas emoções e sentimentos (exceção de doenças oriundas de fatores externos como por ex. a dengue).
A manifestação de sintomas é um sinal de que algo não vem fluindo bem há algum tempo e esses sintomas representariam a quebra dos limites do indivíduo.
Vamos tomar como exemplo o estresse. Hoje no mundo agitado e atribulado de responsabilidade realmente é cada vez mais difícil o evitarmos, porém se não controlarmos as pressões internas e externas esse estresse vira continuado, o que faz o sistema imunológico cair, gerando doenças “simples” como a gripe ou outras doenças mais sérias. O estresse também propicia o descontrole de neuro-transmissores cerebrais como a serotonina e a noradrenalina, causando a depressão.
Esse é um dos vários motivos pelos quais a Psicologia pode auxiliar as pessoas em melhorar sua resiliência (a capacidade de o indivíduo lidar com problemas, superar obstáculos ou resistir à pressão de situações adversas sem entrar em surto psicológico) e com isso melhorar a qualidade de vida.